Programa

PROGRAMA

Programa – XXIIIª EDIÇÃO DA SEMANA SANTA

A XIIIª edição da Semana Santa de Santa Maria da Feira ficará marcada pela distância física e união espiritual. Consulte o programa e acompanhe a Semana da Paixão em segurança.

Todas as missas são presenciais, sujeitas às normas emanadas pela DGS. As missas assinaladas com * serão transmitidas em direto em www.facebook.com/semanasanta.pt

27 MARÇO

MISSA DO DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR (com benção dos Ramos)

18H30 – Igreja Matriz
19H00 – Igreja dos Passionistas *

 

28 MARÇO

MISSA DO DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR (com benção dos Ramos)

8H00 | 19H00 – Igreja Matriz

8H00 | 10H00* | 12H00 – Igreja dos Passionistas

1 ABRIL

ORAÇÃO LITÚRGICA DE LAUDES*

09H00 – Igreja dos Passionistas *

 

A Oração Litúrgica de Laudes é o nome que se dá à Oração da Igreja que se faz pela manhã. Em latim, laudes significa «louvores». Em Quinta-feira Santa, com os hinos e os salmos, a Igreja inicia o dia contemplando o Mistério da Eucaristia, que Jesus institui na Última Ceia com os discípulos.

EUCARISTIA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR

19H30 – Igreja dos Passionistas *
20h00 – Igreja Matriz

É o último dia da Quaresma e, ao mesmo tempo, a partir da Missa Vespertina, a inauguração do Tríduo Pascal. É o dia em que Cristo, na sua ceia de despedida, antes da morte, instituiu a Eucaristia, deu a grande lição de humilde serviço, lavando os pés aos seus apóstolos, e constitui-os sacerdotes mediadores da sua Palavra, dos seus sacramentos e da sua salvação.

2 ABRIL

ORAÇÃO LITÚRGICA DE LAUDES*

09H00 – Igreja dos Passionistas *

Em Sexta-feira Santa, com os hinos e os salmos próprios, a Igreja inicia o dia na continuidade da adoração eucarística, mas antecipando já, neste dia, a morte de Jesus. A Oração Litúrgica de Laudes, que em latim significa «louvores», é o nome que se dá à Oração da Igreja que se faz pela manhã.

TRANSMISSÃO VIA SACRA Rádio

15H00

– Sintonia Feirense / 92.0fm http://www.sintoniafeirense.pt/
– Rádio Clube da Feira / 104.7fm http://www.radioclubedafeira.pt/

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

18h30 – Igreja Matriz
19H00 – Igreja dos Passionistas*

A Sexta-feira Santa não é um dia de luto, mas sim o dia que a comunidade cristã consagra à meditação adorante da cruz de Cristo, fonte da nossa salvação. É o único dia do ano que não há Eucaristia, mas sim celebração da Palavra seguida da Oração Universal, da Adoração da Cruz, central nesta celebração, e a comunhão do Pão consagrado no dia anterior, na Quinta-Feira Santa.

3 ABRIL

ORAÇÃO LITÚRGICA DE LAUDES*

09H00 Igreja dos Passionistas

Durante todo o dia de Sábado Santo não há nenhuma celebração sacramental prevista. A comunidade cristã só celebra a Oração Litúrgica de Laudes, pois todo o dia tem um tom de silêncio contemplativo do mistério de Cristo que baixou “ao lugar dos mortos”, ao “descanso” do sepulcro. Contemplando Jesus morto, a Igreja vive expectante a noite pascal e começa o dia com as Laudes que significa “louvores”.

VIGÍLIAS PASCAIS

20h30 Igreja Matriz
21H30 Igreja dos Passionistas *

Na história, a Vigília Pascal foi a primeira a ser organizada pela comunidade cristã, como uma noite de vela, em oração e escuta da Palavra, concluindo com a celebração da Eucaristia. Depois de várias transformações ao longo dos séculos, a Vigília Pascal, na noite de sábado de Páscoa, é a celebração cristã principal de todo o ano, na qual se condensa todo o Mistério da Salvação em Cristo e a nossa participação nele. Nela, a Igreja se mantém de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, e a celebra com os sacramentos da iniciação cristã.

4 ABRIL

MISSA DO DIA DE PÁSCOA

08H00 | 10H00 * | 12H00 – Igreja dos Passionistas

08H00 | 19H00 – Igreja Matriz

Todas as missas são presenciais, sujeitas às normas emanadas pela DGS. As missas assinaladas com * serão transmitidas em direto em www.facebook.com/semanasanta.pt

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter